Estudos de direito penal, direito processual penal e filosofia do direito
A obra reúne uma série de recentes estudos de Bernd Schünemann, catedrático de Direito Penal, Direito Processual Penal e Filosofia do Direito da Universidade de Munique, Alemanha. Os estudos cuidam de temas os mais variados: desde os fundamentos do direito penal material, como o princípio da proteção de bens jurídicos e da ultima ratio e o papel da vítima no direito penal e processual penal, passando por temas dogmáticos, como o conceito de dolo e o domínio do fato por domínio da organização, e por temas processuais penais, que gravitam em torno da eterna pergunta a respeito da correta repartição de papéis entre juiz e acusador.
O volume contém, ademais, um estudo sobre as implicações jurídico-penais da chamada crise financeira, uma reflexão sobre um modelo para processos transnacionais, um trabalho de metodologia sobre a linguagem no direito e, ao final, uma notável reflexão jusfilosófico-sociológica sobre a situação do direito na sociedade contemporânea.
Ainda que dentro de óbvios limites, esforça-se o presente volume por refletir a ampla envergadura do pensamento de Bernd Schünemann, um autor conhecido principalmente por seus esforços de sintetizar o pensamento funcional com o ontológico e pelas suas reflexões sobre o delito omissivo. Com isso, esperam os tradutores e o organizador tornar mais conhecidas entre o público brasileiro as importantes e instigantes ideias do autor.
Após a graduação em 1963, em Brunswick Schünemann levou ao estudo de direito em Göttingen, Berlim e Hamburgo, o primeiro em 1967 com o exame de Estado concluída.
Em 1971 ele obteve seu doutorado com o Prof Dr. Claus Roxin e colocados no mesmo ano como o segundo exame de Estado. Schünemann, em seguida, trabalhou como assistente de pesquisa na Cátedra de seu PhD em Göttingen no início, então, em Munique, onde se qualificou em 1975 nas disciplinas de direito penal, direito penal e filosofia do direito.
Para o semestre de inverno do mesmo ano ele se tornou professor assistente e professor da Universidade de Bonn. Seguiu-se as Estações de Mannheim e Freiburg, antes que ele mudou para o 1990-1991 semestre de inverno como um professor de Direito Penal, Direito Penal, Sociologia Jurídica e Filosofia Jurídica na Universidade de Munique, onde dirige o Instituto de toda a justiça criminal ciências, filosofia do direito e ciência da computação legal como diretor.
Schünemann trabalhou diversas como um revisor para os Juristas alemão e do Parlamento alemão opera. Ele também olha para trás em uma extensa palestras e atividades de consultoria no processo legislativo na Europa, Ásia Oriental e países da América Latina, para o qual ele tem, até agora recebeu um doutorado honorário de cinco universidades.
Foco do trabalho científico Schünemann estão na faixa de acordos em processos penais que ele criticou duramente a europeização da justiça penal e os crimes económicos, especialmente de infidelidade, embora ele também extensiva a um trabalho dogmático e criminal criminoso político de mais de 30 monografias (alguns como Editor) pode olhar e inúmeros ensaios em revistas alemãs e internacionais.
Na década de 1990, brevemente Schünemann engajados no partido INSTEAD, cujo presidente nacional, ele foi.
Originaltext in Deutsch (texto original em alemão): http://de.wikipedia.org/wiki/Bernd_Sch%C3%BCnemann
isbn: 9788566722055
Avaliações
Ainda não existem avaliações.