O presente livro tem como objectivo apresentar os princípios deontológicos que constam nos normativos aplicáveis aos Revisores Oficiais de Contas (ROC) e aos Técnicos Oficiais de Contas (TOC).
Para se atingir este desiderato são apresentados, na primeira parte, um conjunto de conceitos relevantes para o enquadramento da temática, na segunda parte, os princípios éticos que constam no Código Deontológico dos Técnicos Oficiais de Contas e no Código de Ética e Deontologia Profissional dos Revisores Oficiais de Contas, pelos quais estes profissionais se devem orientar ao nível profissional, intra-profissional ou extra-profissional.
Os princípios aplicáveis aos TOC são comparados com os princípios aplicáveis aos ROC. As semelhanças ou dissemelhanças existentes são justificadas à luz das funções que por lei são atribuídas a estes profissionais, assim como é justificada a “razão de ser” dos princípios constantes nos referidos normativos.
Na terceira e última parte deste livro é apresentado um resumo de estudos empíricos efectuados pelos autores, relativamente, à atitude destes (e outros) profissionais face à ética.
Ao longo do livro são propostos um conjunto de casos, sob a forma de afirmações ou descrição de situações, que visam promover o debate e a discussão, individual ou em grupo, no sentido de procurar a melhor abordagem para o caso proposto.
Dado o âmbito do livro, o seu objectivo e a metodologia utilizada entendemos que é útil a um conjunto heterogéneo de públicos, nomeadamente, professores, estudantes e profissionais, que direta ou indiretamente, estão ligados à área de contabilidade ou auditoria.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.