Teoria Crítico-Estructuralista do Direito Comercial
A visão crítica não aceita tratar o direito comercial como instrumento de defesa dos interesses do empresário. Vê, ao contrário, na transformação da empresa, na disciplina dos mercados, elementos estruturais para a transformação de um sistema, que mantido nas bases econômicas e jurídicas em que atualmente se encontra, dá claros sinais físicos (meio ambiente) e sociais (desigualdade e exclusão) de esgotamento.
Essa visão tem décadas e raízes no trabalho de comercialistas da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Pode-se dizer que começa basicamente nos anos 70 e 80 nos trabalhos de autores como F. K. Comparato e M. Carvalhosa, analisando criticamente o anteprojeto e anteprojeto e posterior lei das S.A. (o segundo) e a empresa e sua função social (o primeiro). Críticas mordazes ao funcionamento do meio empresarial e do direito. O potencial crítico e transformador desses trabalhos foi e continua sendo muito grande.
Esse pensamento, originado na Faculdade de Direito da USP, continua por ali, é sua tradição. O presente livro pretende resgatar essa tradição, trazendo textos do autor que aprofundam e ampliam essa linha crítica para as várias áreas do direito comercial. Mas não é só. Os textos buscam organização e sistematização, não apenas como crítica, mas também como tentativa de construção de um pensamento transformador em direito comercial, centrado em torno de mudanças estruturais.
Noções de Direito Penal
A Família das Crianças na Separação dos Pais
Política Criminal Ante el Reto de la Delincuencia Transnacional
La Prueba Testifical
La Protección Jurisdiccional de los Derechos
Concursos de Professores
A defesa intransitiva de direitos
Economia e Finanças Públicas
Paradoxo dos Custos
FLOW – Full Life, Outstanding Work
Fundamentos do Processo Penal
Código de Processo Penal
Medidas Cautelares em Processo Penal
Regime Disciplinar da Administração Pública
Dano Psíquico como Crime de Lesão Corporal na Violência Doméstica
As Razões da Nossa Esperança
Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas Anotado 


Avaliações
Ainda não existem avaliações.