Manual de Relações Laborais
A área das relações laborais é das mais motivantes e interessantes que existem no domínio das ciências sociais. Sempre que os empresários manifestam o seu desejo de aumentar a produtividade dos trabalhadores, reduzir os custos fixos e tornar a empresa mais competitiva, entram em rota de colisão com os trabalhadores e os seus organismos representativos, os sindicatos e as comissões de trabalhadores, já que estes pretendem ampliar os seus direitos, aumentar a remuneração e melhorar as regalias sociais. E o contrário também é verdade, mutatis mutandis. Nesta relação negocial, quer de um lado quer do outro da contenda laboral, há um conjunto de táticas e uma estratégia destinados a convencer a outra parte da razoabilidade da proposta apresentada, a baixar o seu nível de resistência, a pressioná-la para a levar a ceder, ou a manipular emoções para obter comportamentos e decisões favoráveis. Não obstante, visa-se sempre criar a noção de justiça, apesar da interpretação subjetiva que se faz dos factos e do comportamento assumido pelos líderes de ambos os lados.
A leitura deste manual possibilitará a aquisição de competências especialmente em cinco áreas: 1) Cooperação e partilha de conhecimento entre os vários interlocutores laborais, mais concretamente os parceiros sociais; 2) Entendimento do funcionamento destes interlocutores laborais, numa ótica estática e numa ótica dinâmica, fazendo também uma comparação entre Portugal e outros países ocidentais; 3) Distinção entre negociação e contratação coletiva do processo de concertação social; 4) Apresentação dos vários períodos de evolução nas relações laborais nas últimas cinco décadas; 5) Conhecimento da Organização Internacional do Trabalho (OIT): a sua estrutura, o seu modo de atuação, o processo de concertação de regras à escala internacional e os instrumentos jurídicos aprovados por esta organização.
O objetivo desta obra é servir de texto-base para os alunos, nomeadamente nos cursos de Gestão de Recursos Humanos, de Direito e de Gestão de Empresas. Tem igualmente interesse para os vários interlocutores laborais e parceiros sociais, no âmbito dos processos negociais do foro laboral, constituindo um importante contributo para o melhoramento das relações entre empregadores e trabalhadores.
Novos Estudos de Direito Público Comparado, Filosofia do Direito e Relações Internacionais
Sobre a Responsabilidade Civil da Administração Tributária
A Fome no Mundo
Derecho Procesal II
Régimen Jurídico de la Prevención y Represión del Blanqueo de Capitales
Finanças Mercados e Instrumentos
Dano Psíquico como Crime de Lesão Corporal na Violência Doméstica
Constituição da República Portuguesa
Em busca das Garantias Perdidas
Los Delitos de Omisión
Curso de Inspetores da Polícia Judiciária
Direitos Fundamentais
Manual para la Investigación y Reconstrucción de las Causas de Accidentes de Tráfico
JusFormulários - Bancário
Manual Práctico de Reconocimiento Mutuo Penal en la Unión Europea
Códigos Penal e de Processo Penal
El Certificado Sucesorio Europeo
Código de Processo Civil - Edição de Bolso
Criminologia Forense
Portugal e a Comunidade Internacional
Familia Situações Difíceis
Breves noções de direito que todos devem saber
Modelos de Legitimação da União Europeia
Balanced Scorecard para PME e Pequenas e Médias Instituições 


Avaliações
Ainda não existem avaliações.