Quo Vadis Europa A Encruzilhada Europeia – Entre o ideário romântico e o pragmatismo político
«A presente obra tem por base um conjunto de reflexões com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre as atuais perspetivas de alargamento/aprofundamento da União Europeia (UE). O tema escolhido reflete a importância da instituição «União Europeia» nos nossos dias, bem como as diversas problemáticas associadas à sua formação e à evolução da sua identidade. Mais do que entrar em generalizações abusivas sobre o projeto europeu e os êxitos até hoje alcançados, urge debater que caminhos devemos adotar e da real necessidade da existência da UE nos moldes atuais, nos nossos dias.
Urge caminhar no sentido de compreender o enquadramento da UE à luz dos inúmeros desafios da comunidade internacional, nomeadamente as questões relacionadas com a crise económica, a problemática dos refugiados, a proliferação do terrorismo no espaço europeu e a ausência de lideranças capazes de promover as mudanças necessárias no projeto europeu. Vivemos a necessidade de levantar os problemas que compõem a ciência política na sua génese, sendo este um terreno fértil para o desenvolvimento de arrojados caminhos de sistematização dos problemas da atualidade.
Que Europa pretendemos construir? Em que Europa pretendemos viver? Qual o espaço reservado para a Europa das nações? Que respostas a Europa tem dado perante a crise económica e social que afeta todo o continente, em particular os países do sul? Quais as ameaças à atual estrutura da UE? (…)»
[In Introdução]
As diversas problemáticas associadas à formação e evolução da União Europeia.
Os horizontes e os caminhos a percorrer num contexto de crise económica, terrorismo, refugiados.
Que União Europeia no futuro?
Avaliações
Ainda não existem avaliações.