Este livro é indicado para a preparação dos candidatos ao exame de admissão da Ordem dos Contabilistas Certificados na vertente da Contabilidade Analítica e de Gestão. Partindo do estudo e análise de todos os problemas de Contabilidade de Gestão surgidos nos exames de 2008 a 2017, enquadrei os temas e delimitei a matéria objeto desses exames, tendo chegado ao plano de trabalho que foi a base estrutural deste livro.
A partir daquele estudo cujo objetivo principal foi o de conhecer em detalhe os assuntos de Contabilidade de Gestão perguntados nos exames, defini doze pontos ou capítulos onde cabem todos aqueles problemas e acrescentei mais um para me referir aos Custos de Qualidade e Ambientais, matéria que tem estado incompreensivelmente ausente dos exames de admissão da OCC, mas que reputo de extrema importância e atualidade para as empresas e os contabilistas. Deste modo permite-se que o estudo seja concentrado nos assuntos que são objeto do exame, uma vez que este não abarca, nem poderia abarcar, todos os aspetos da Contabilidade de Gestão.
Não poderá pensar-se que esta forma de tratar este assunto pretenda dar uma panorâmica abrangente e integral da Contabilidade de Gestão. Muito longe disso, o objetivo não é esse, mas o que atrás referi, ajudar os que defrontarem a barreira de obter aprovação no exame profissional da Ordem.
O método de trabalho de preparação dos candidatos ao exame que escolhi foi o que segui desde 2012 na direção pedagógica dum curso de preparação para esse exame que parece ter atingido os seus objetivos, de acordo com as opiniões expressas na avaliação do curso feita pela muito grande maioria dos seus formandos.
Todas as matérias do programa oficial da OCC são abordadas. As matérias apresentadas nos capítulos 10, 11 e 12, relativas ao Orçamento de exploração das empresas, ao Custeio ABC e ao Balanced Scorecard foram questionadas muito poucas vezes nos exames e a do capítulo 13 – Custos de Qualidade e Ambientais nunca foi até último exame realizado em março de 2021.
Procedi à solução de todas as questões de Contabilidade de Gestão surgidas nos exames desde 2008 até março de 2021, ou seja, dos 39 exames com cerca de 10,8 questões em média em cada um, o que deu 442 questões.
Devo referir a muito prestimosa colaboração que tive do meu colega João de Deus Vieira, professor do ISCAL, que comigo fez equipa, tanto na vertente formação do curso como na da elaboração das soluções dos problemas surgidos nos exames, a quem agradeço penhoradamente.
Quanto à frequência com que surgiram as matérias nos exames de 2010 a 2020 as questões mais perguntadas respeitam ao capítulo 2 – Conceitos Fundamentais com 27,0% das 356 questões, seguido do capítulo 5 – Custos das produções conjuntas e defeituosas, com 14,3%, e em terceiro lugar o capítulo 7 – Os sistemas de custos reais, com 12,6%, depois o capítulo 3 – Os elementos que formam o custo total, com 11,5%, seguindo-se em quinto lugar com 10,4% o capítulo 4 – Os métodos de acumulação dos custos. Abaixo dos 10% de questões colocadas aparecem o capítulo 9 – Sistema dos custos padrões, o capítulo 8 – Análise CVR-Custo, Volume Resultado e o capítulo 6 – Centros de análise de gastos indiretos. Abaixo destes assuntos surgem quatro capítulos das restantes matérias todas com menos do que 10 questões perguntadas nos exames daquele período.
Pretendo dar continuidade a este trabalho fazendo as atualizações que se verificarem necessárias face às questões que forem surgindo nos futuros exames, tanto das bases teóricas como das perguntas dos exames, que apresentarei sempre resolvidas. Aos que optarem por utilizar este meu contributo desejo um bom trabalho! Fico à disposição de todos os que necessitarem de esclarecimentos.
Sobre o Autor:
Nasceu em 1941, na Figueira da Foz.
Bacharel em Contabilidade e Administração pelo ICL-Instituto Comercial de Lisboa, Licenciado em Controlo Financeiro pelo ISCAL, pós-graduado em Gestão da Qualidade Total pela Universidade Aberta (Lisboa) e pós-graduado em Economia Financeira pela Universidade da Extremadura (Espanha).
De 1968 a 1999, foi Contabilista, Diretor e Administrador Financeiro de várias empresas, entre elas Pan American World Airways, Tudor, A Tabaqueira, Grupo Jerónimo Martins, Texaco, Mundiporta, Audite, etc.
Entre os anos de 1986 e 1999, foi empresário na área de consultoria financeira e fiscal.
Nos anos de 1975 a 1999 foi Professor convidado do ICL (Instituto Comercial de Lisboa) e do ISCAL em acumulação com funções privadas.
Em 1999 passou a ser Professor adjunto do quadro do ISCAL em exclusividade de funções, tendo sido o Presidente Eleito desta mesma instituição entre os anos de 2002 a 2005.
Desde 2012 é o coordenador científico do Curso de Preparação para o Exame de Admissão à OCC no CISCAL – Centro de Investigação Aplicada do ISCAL – Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.