Direito dos Mercados Financeiros
NOTA INTRODUTÓRIA
As páginas que se seguem surgem como resposta à carência de manual para a disciplina de Direito dos Mercados Financeiros do 3.° ano da licenciatura em Direito na FDUL e da necessidade, num cenário pós-Bolonha, de adequação do programa ao grau de ensino em que se lecciona por existirem, inclusive dentro da instituição, no plano pós-graduado, cadeira com igual denominação ao nível do mestrado e cursos especializados na mesma área temática, tanto junto do IDEFF como do IVM. Por outro lado, a rápida mutação da actividade e regulação financeiras, especialmente acelerada na sequência da magnitude da crise financeira que rebentou em 2007, reforça a importância de fornecimento aos alunos de material de estudo actualizado.
As páginas que se apresentam não pretendem pois ser um tratado aprofundado sobre o Direito dos Mercados Financeiros mas uma sistematização de tópicos na linha das aulas teóricas regidas no segundo semestre do ano lectivo 2010-2011 atendendo à alterações legislativas entretanto operadas, sendo mais um ponto de partida do que de chegada para a apreensão deste tema. Nesta senda, e porque a função é sobretudo didáctica, procuram-se evitar longas e exaustivas incursões sobre os itens desenvolvidos, remetendo o seu aprofundamento, crítico inclusive, para a bibliografia e para posteriores ciclos de ensino. Por esta mesma razão, aliás, não apenas se procura limitar o número de notas de rodapé típicas da doutrina jurídica, como, na bibliografia, citar sobretudo textos em português que estejam facilmente acessíveis aos estudantes na Biblioteca da FDUL e on-line. Em termos legislativos e regulamentares, no final do texto, juntam-se as referências (mais uma vez não exaustivas) dos diplomas nacionais e europeus mais relevantes consultáveis na Internet, em especial nos sítios abaixo apontados.
Abrangendo a designação da disciplina o sector financeiro na sua totalidade, dos mercados regulados aos não regulados, da Banca aos Seguros, passando pela Bolsa, e face à transversalidade da matéria que atravessa, desde o Direito Civil ao Penal, passando pelo Comercial, Administrativo e Económico, do Direito nacional ao regional (veja-se europeu) e internacional, rapidamente se compreende a impossibilidade do seu tratamento pleno sobretudo face à curta duração do período lectivo. Assim, e até porque a cadeira se encontra na esfera do grupo de jurídico-económicas, opta-se por concentrar a análise maioritariamente sobre os aspectos institucionais, de regulação e de supervisão do sector financeiro, fundamentais para a garantia da confiança, pedra basilar do seu bom funcionamento, e consequentemente, face à relevância do mesmo na vida económica e social hodierna, da própria estabilidade político-económica do Estado contemporâneo (também ele agente nos mercados financeiros). Tal não impede, todavia, mormente devido ao carácter introdutório da disciplina, a incursão (menos aprofundada) em aspectos de Direito material, importantes para a compreensão do fenómeno financeiro.
Em suma, espera-se que estes apontamentos auxiliares sirvam não apenas para ultrapassar as carências de estudo ao nível da licenciatura mas que inspirem os alunos a investigações e aprofundamentos futuros que os conduzam a um porvir menos “à rasca”, pese embora tal não signifique garantidamente a glória e a riqueza. Como diria Groucho Marx depois do crash de 1929: “Eu evolui do nada apenas para chegar a um estado de extrema pobreza”.
Ordenamento e Gestão do Espaço Marítimo e Nacional
Novo Código do Procedimento Administrativo
Finanças da Empresa
Dano Psíquico como Crime de Lesão Corporal na Violência Doméstica
Livro de Registo de Livretes Jufil
Lei dos Julgados de Paz Anotada
Ativismo Judicial Processual
Familia Situações Difíceis
O Aumento de Capital nas Sociedades por Quotas e Anónimas
Uma Discussão sobre a Teoria do Direito
Marketing para Empreendedores e Pequenas Empresas
¿Justicia de Transición?
Microbiologia Médica Volume 2
Código Penal Anotado Vol II
Lavagem de Dinheiro
Guia Compacto do Processo Penal conforme Teoria dos Jogos
As Declarações de Comply or Explain Falsas
Legislação Sobre Exercício de Atividades Económicas
O Regime Jurídico do Tribunal Arbitral do Desporto
Gestão de Activos Financeiros
Direitos da Personalidade
Temas de Derecho administrativo Tomo I
Direito Noções Fundamentais
Processo Penal Volume I
Exercícios de Macroeconomia
A Fraude e a Evasão Fiscal na União Europeia
Finanças Públicas e Direito Financeiro – Volume I 


Avaliações
Ainda não existem avaliações.