Fiscalidade
JOSÉ ALBERTO PINHEIRO PINTO licenciou-se em Economia, em 1972, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, onde atualmente é professor auxiliar convidado, cargo que também tem exercido na Universidade Católica Portuguesa.
Pertenceu à Comissão de Normalização Contabilística, em representação da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. É autor das obras “Custos Padrões”, “Reavaliação do Imobilizado”, “Reavaliação do Imobilizado – Decreto-Lei n.º 219/82” e “Tratamento contabilístico e fiscal do imobilizado”.
É coautor de “Guia do Cidadão e da Empresa no Imobiliário” e de “A Fiscalidade no Espaço Comunitário de 1993”.
Mantém uma colaboração constante com as principais publicações da especialidade. Exerce uma larga atividade de formação e é consultor de empresas nos domínios contabilístico e fiscal.
Esta obra, dirigida inicialmente para o apoio às aulas de Fiscalidade, ultrapassa esses objetivos, constituindo igualmente um excelente meio de divulgação de matérias fiscais junto de gestores, empresários e técnicos ligados às áreas contabilística e fiscal. Nela se analisam os traços fundamentais dos impostos mais representativos para as empresas e para os particulares, conjugando a análise teórica com o estudo de aspetos eminentemente práticos, recorrendo a múltiplos exemplos concretos.
A par disso, inclui a apresentação de várias opções, no âmbito dos principais impostos, integradas nas ações a que já se convencionou chamar “engenharia fiscal” ou “planeamento fiscal”, orientadas no sentido de assegurar a minimização da carga fiscal que impende sobre os contribuintes.
Guia Compacto do Processo Penal conforme Teoria dos Jogos
Precisamos Falar Sobre Garantismo
Recursos do Contencioso Tributário 


Avaliações
Ainda não existem avaliações.