Políticas Públicas de Prevenção à Violência Contra a Mulher
A complexidade do conhecimento científico e a especialização levaram à diferenciação interna da ciência em distintos subsistemas científicos. Nesse processo, como marco da modernidade, o senso comum, invariavelmente, foi relegado à categoria de conhecimento menor, não contemplado pelos cânones do rigor epistemológico.
A diferenciação da ciência levou a dois fenômenos distintos: por um lado, a verticalização da produção do saber, nicho ocupado por especialistas, marcado pela escassa ou nula interlocução entre as áreas. Por outro, a natureza disciplinar do conhecimento ensejou o estudo simultâneo de um determinado objeto sob a perspectiva de diferentes tradições. Como resultado, observa-se, inicialmente, a transferência de categorias e métodos entre disciplinas, fenômeno descrito como interdisciplinaridade, marcado pela linearidade e redução a um nível simplificado da realidade observada.
A transdisciplinaridade, de outro ângulo, focaliza as virtualidades da interlocução entre as áreas e investe nas soluções que superam a cegueira seletiva que não raramente leva à verticalização epistemológica em compartimentos estanques. Inspirada por esse último enfoque, a coleção Direito, Transdisciplinaridade & Pesquisas Sociojurídicas investe nas pesquisas que privilegiam a interlocução do direito com diferentes áreas do conhecimento. Não se nega a relevância da especialização no direito e há um inequívoco ganho em escala na interlocução. As obras selecionadas pela Coleção evidenciam ressonâncias entre distintos subsistemas científicos, sem a negação a priori do senso comum e de outros saberes (literatura, cinema e demais manifestações artísticas – sistema arte). Ao promover a abertura cognitiva às diferentes abordagens, a transdisciplinaridade privilegia a interseção entre as linguagens e questiona as fronteiras demarcadas historicamente. Ciente da complexidade e policontextualidade da realidade contemporânea, a Coleção estimula as pesquisas inspiradas pela reconstrução de novos horizontes entre as diferentes áreas do conhecimento.
Bruno Amaral Machado
Coordenador da Coleção – FESMPDFT
Avaliações
Ainda não existem avaliações.