“O ponto de partida é a filosofia do direito, a ideia kantiana de autonomia, que é modernizada sob influência rawlsiana (autonomia como conceito ‘político, não metafísico’), enquanto o ponto de chegada é o tratamento jurídico-penal da conduta do médico que intervém na esfera corporal do paciente. Flávia Siqueira se controverte com a literatura nacional, que ainda conhece um direito do médico originário do médico de tratar o paciente (‘exercício regular de direito’, art. 23 III CP), e a confronta com os modelos para os quais é o paciente quem confere, através do instituto do consentimento, a seu médico qualquer direito que este supostamente exerce. Ela desce a todas as concretudes desse modelo alternativo, por ela defendido com tanta convicção quanta cogência. Principalmente, se é o consentimento do paciente que justifica, tem este de conhecer aquilo em que está consentindo, o que demandará um esclarecimento de parte do médico – dever esse que Flávia Siqueira delineia de forma pioneira na literatura jurídico-penal brasileira. (…)
Parece-me que o que o leitor tem em mãos coloca as bases para o desenvolvimento, no Brasil, de uma verdadeira ciência do Direito Penal da Medicina, ancorada não mais numa concepção paternalista e vertical, de um médico-agente e um paciente-paciente, e sim na horizontalidade da relação entre dois agentes autônomos. Se o livro for, como merece, lido e levado a sério, ele representará o início de uma importante guinada no sentido de respeitar a autonomia e os corpos daqueles que, mesmo sabendo menos, têm o direito de decidir quem pode fazer o quê com aquilo que é mais seu.” (Prof. Dr. Luís Greco, excerto do Prefácio)
***
Flávia Siqueira é doutora em Direito pela UFMG, com período “sanduíche” na Universität Augsburg e estâncias de pesquisa na Humboldt-Universität zu Berlin. Durante o doutorado, foi bolsista da CAPES, no Brasil, bem como do CNPq e do DAAD, na Alemanha. Agraciada com a bolsa CAPES PrInt para realização de estágio pós-doutoral na UFMG. Professora de Direito Penal na Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP.
Cristo Que Passa - Homilias
JusFormulários Viação
Cuidados e Técnicas em Medicina Neonatal
História de Um Sim
Noções de Direito Penal
As Novas Fronteiras do Direito no Dealbar do Século XXI
Dano Psíquico como Crime de Lesão Corporal na Violência Doméstica
Curso de Inspetores da Polícia Judiciária 



Avaliações
Ainda não existem avaliações.