A Patrimonialidade do Ato Administrativo
O presente trabalho versa a patrimonialidade do ato administrativo, isto é, o estudo do fenómeno de apropriação e do comércio dos atos administrativos.
O ato administrativo era concebido como um ato pessoal e precário, cujos efeitos se produziam exclusivamente na relação entre o Estado — dotado de autoridade — e o particular. Pretende‑se com este estudo demonstrar que os atos administrativos são passíveis de apropriação e que criam um valor económico, traduzido numa vantagem distintiva
para o seu titular, o que constitui essa patrimonialidade do ato administrativo. Demonstrar‑se‑á ainda que o valor económico variará na proporção direta da transmissibilidade do ato administrativo e na proporção inversa da sua escassez.
O estudo incide sobre as autorizações administrativas por se entender ser esta a subcategoria de atos administrativos, por definição, criadora de direitos suscetíveis de apropriação e, consequentemente, de transmissão.
Dedica‑se ainda um Capítulo à análise de certos tipos de autorizações administrativas que, em função da sua complexidade, relevância jurídica ou social, ou que pelas suas especificidades, se entendeu serem objeto de tratamento autónomo, nomeadamente, em matéria ambiental, em matéria regulatória, ao nível do regime das quotas de produção de leite e das licenças de emissão de gases com efeito estufa.
Ordenamento e Gestão do Espaço Marítimo e Nacional
Novo Código do Procedimento Administrativo
Finanças da Empresa
Dano Psíquico como Crime de Lesão Corporal na Violência Doméstica
Livro de Registo de Livretes Jufil
Lei dos Julgados de Paz Anotada
Ativismo Judicial Processual
Familia Situações Difíceis
O Aumento de Capital nas Sociedades por Quotas e Anónimas
Uma Discussão sobre a Teoria do Direito
Marketing para Empreendedores e Pequenas Empresas
¿Justicia de Transición?
Microbiologia Médica Volume 2
Código Penal Anotado Vol II
Lavagem de Dinheiro
Guia Compacto do Processo Penal conforme Teoria dos Jogos
As Declarações de Comply or Explain Falsas
Legislação Sobre Exercício de Atividades Económicas
O Regime Jurídico do Tribunal Arbitral do Desporto
Gestão de Activos Financeiros
Direitos da Personalidade
Temas de Derecho administrativo Tomo I
Direito Noções Fundamentais
Processo Penal Volume I
Exercícios de Macroeconomia
A Fraude e a Evasão Fiscal na União Europeia
Manual da Contratação Pública e Lei dos Compromissos e Pagamentos em Atraso
Macroeconomia Lições & Exercícios 


Avaliações
Ainda não existem avaliações.