O Direito a um Processo Justo na Justiça Cautelar e o Dever de Indemnizar
APRESENTAÇÃO
Neste interessante e bem fundamentado estudo, Miguel Bettencourt lança um desafio ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem: «procurar associar a violação do artigo 6. n. ° 1, da Convenção Europeia dos Direitos do Homem [na vertente do direito a uma decisão em prazo razoável] ao desrespeito pelo direito de propriedade (artigo 1.°, n.” 1, do Protocolo Adicional 1)».
Sendo vasta a jurisprudência do TEDH acerca da violação do direito a uma decisão em prazo razoável, designadamente em queixas contra o Estado português, com reiteração dos respetivos critérios de apreciação — a complexidade do caso, a atuação das autoridades, o comportamento das partes, os interesses em jogo — e sendo também habitual ou mesmo generalizada a atribuição de indemnizações por danos morais aos queixosos, já a reparação de eventuais danos materiais confronta-se, de um modo geral, com a dificuldade no estabelecimento de nexo de causalidade entre a violação da norma convencional e os danos invocados a esse título.
Deste modo, a associação entre o direito a uma decisão em prazo razoável e o direito á proteção da propriedade — de algum modo já subjacente à jurisprudência do TEDH nos casos referentes ao pagamento de indemnizações por expropriações no âmbito da reforma agrária — face a providências cautelares que se prolongam no tempo devido à morosidade do processo principal, com consequências gravosas para o requerido (situação especialmente visada neste estudo), poderá colocar uma importante ponderação no âmbito da interpretação da Convenção como «instrument vivant».
Maria de Fátima da Graça Carvalho
(Procuradora-Geral Adjunta e Agente junto do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem)
Temas de Argumentação Jurídica
As Obrigações das Sociedades Comerciais em sede de IRC
O Direito do Arquitecto
Dos Estatutos dos Solicitadores e dos Agentes de Execução e dos Advogados
Derecho Procesal I
A defesa intransitiva de direitos
Manual de Direitos Fundamentais
O Superior Tribunal de Justiça e os Ricos
Direitos Reais
Em busca das Garantias Perdidas
Precisamos Falar Sobre Garantismo
Código Penal Anotado Vol II
Breves noções de direito que todos devem saber
Dicionário de Gestão de Recursos Humanos
Audiência de Custódia: Controle Jurisdicional da Prisão em Flagrante
Constituição da República Portuguesa 


Avaliações
Ainda não existem avaliações.